quarta-feira, 17 de março de 2010

Ensinar no caminho


















"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele." - Pv. 22:6

Bom, quem vê essa foto como eu vi, em agosto, deve primeiramente pensar: "que menininha linda". Achei tão bonita que até salvei a foto.

Mas hoje, quase 7 meses após ter salvado essa foto, o que mais chama minha atenção é o que ela está fazendo.

Vou explicar pra quem não chegou a vê-la. Retirei essa foto do site do UOL, no dia 06/08/09*, dia que os japoneses se reuniram para relembrar a tragédia que se abateu sobre eles em Hiroshima.

Quero então chamar sua atenção pra essa garotinha, ela não estava lá, acho que mesmo que alguém já tivesse explicado pra ela sobre as bombas atômicas, ela ainda não entenderia a grandeza da tragédia. Mas ela foi levada, está sendo ensinada - da maneira deles, é verdade - a orar em prol daqueles que morreram naquele fatídico dia e em função dele, tempos mais tarde.

Agora, repara bem em quem a está conduzindo. De quem são as mãos que a ensinaram como segurar o terço budista, que a colocaram nessa posição e que estão ali, dando apoio, segurança e o mais importante, mostrando “eu estou aqui com você”?

Eu ainda não sou mãe, mas lembro muito bem da minha mãe e do meu pai me levando pra igreja, colocando-me ao seu lado - via de regra ao lado da minha mãe, porque o meu pai ia pra frente da igreja conduzir o culto - e me ensinando a ler a Bíblia, a orar, a ficar de pé quando precisava, a sentar quando era pra sentar.

Não sei quanto a vocês, mas acredito que existe uma boa chance dessa menina continuar na religião de seus pais porque pôde aprender com o exemplo deles. E quantos de nós podemos dizer o mesmo? Quantos terão a mesma lembrança que eu tenho e que essa garota possui?

Jamais verei o futuro dessa menina, não posso fazer nada a não ser divagações, mas de uma coisa eu tenho certeza: a verdade bíblica de Provérbios se aplica a qualquer caminho, cabe a você, pai, e a você, mãe, escolher o caminho no qual vai ensinar ao seu filho.

Talvez esse pai budista tenha muito a nos dizer sobre como ensinar seu filho no caminho, eu só queria que ele descobrisse a tempo o caminho certo.



*Foto tirada por Kazuhiro Nogi.

Um comentário:

  1. Maravilhoso o texto,parabéns! O alerta que nos trás é impactante. Precisamos acordar como pais e decidir ensinar nossas crianças.

    ResponderExcluir